Quartel 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - Grupo Humaitá

Ponto Turístico e Atração
Endereço
Rua Padre Francisco Pacheco, 100
São Miguel
Cruz Alta, RS 98030-450
Telefone
55 33227100

Descrição e informações

O 29º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado – GRUPO HUMAITÁ teve sua origem a 04 maio de 1831 (data atual de aniversario da OM) no Corpo de Artilharia a Cavalo, uma unidade de Artilharia Montada situada em Rio Pardo – RS.

Participou ativamente de conflitos nacionais e internacionais. Destaca-se sua participação na Revolução Farroupilha, lutando em defesa da soberania nacional. No estrangeiro, pela Campanha da Triplice Aliança, lutou contra Oribe e Rosas em 1851, combateu em Montes Caseros e Paysandú contra Aguirre em 1864.

Em Humaitá, no Paraguai, desmembrou-se do Corpo de Artilharia a Cavalo e passou a denominar-se 4º Corpo Provisório de Artilharia, com a particularidade de ter sido a única Unidade Militar Brasileira criada em território estrangeiro.

Participou ativamente das ações de combate em Humaitá, Itororó, Lomas Valentinas, Tuyuty, Avay, Pissiquiri, Angostura e Cordilheiras e em todas obteve êxito. O Grupo passou por várias denominações e sedes em diferentes Estados brasileiros e finalmente em 1908 instalou-se em Cruz Alta-RS, então denominado 3º Regimento de Artilharia Montada.

Em 1919 participou do combate da Ramada contra a Coluna Prestes em Santa Bárbara-RS, já com a denominação de 6º Regimento de Artilharia Montada. Por ocasião da 2ª Guerra Mundial, a Unidade enviou 150 praças para integrar a Força Expedicionária Brasileira na Itália.

Em 1976, já com a denominação de 29º Grupo de Artilharia de Campanha, é distinguida com a denominação histórica de GRUPO HUMAITÁ, usando Estandarte e Distintivo Próprios.

Com a modernização do Exército Brasileiro em 2000, a Unidade, que era mobiliada por obuseiros Auto Rebocados 105 mm, passou a denominar-se 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Grupo Humaitá. Esta nova denominação deveu-se ao fato da Unidade ter recebido 12 (doze) obuseiros M109 AP 155 mm, um moderno equipamento que proporciona ao Grupo tiros com um alcance de até 24 Km, transformando, assim, o Grupo Humaitá em uma das Unidades Militares com maior poder de fogo da América Latina.

Escreva seu comentário

Para enviar a sua avaliação você deve estar logado.